Ouro, incenso e mirra ( Rei, Sacerdote e profeta)

ouro-incenso-mirra

No natal vemos as pessoas presentear uma as outras, talvez sua derivação foi exatamente no momento descrito no evangelho de Mateus sobre a visita dos magos e seus presentes para o menino Jesus. Natal, que significa nascimento.
O nascimento do menino Jesus, tinha sido profetizado séculos antes pelos os profetas do antigo testamento. Quando a criança estava em uma manjedoura, pois não foi encontrado lugar para eles ficarem quando foram para o recenseamento decretado por César Augusto onde cada cidadão teria que ir a sua cidade Natal para alistasse, e os pais de Jesus saíram da Galileia da cidade de Nazaré para ir a Cidade da Judeia, e foi lá que receberam uma visita de magos vindo do oriente, a bíblia não diz que eram três, mais a suposição se dar por conta dos presentes levados por eles, foram três os presente que são: Ouro, Incenso e Mirra, e vamos a parti de agora saber o que significa cada um desses presentes.
É preciso entender que cada um desses presentes significa não só um simbolismo usados em todo velho testamento mais uma profecia referente aquilo que o menino iria se tornar.

OURO:
Essa preciosidade, apreciado e dignificado em todas as culturas, usado em abundancias principalmente pelos os reis da terra, onde se concentravam de forma principalmente artísticas nos palácios reais dos antigos reinos. Significa a realeza do menino, essa criança seria coroada, viria a dominar reinos (E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Mateus 28:18); (E Pilatos lhe perguntou: Tu és o Rei dos Judeus? E ele, respondendo, disse-lhe: Tu o dizes. Marcos 15:2 ); (E também por cima dele, estava um título, escrito em letras gregas, romanas, e hebraicas: ESTE É O REI DOS JUDEUS. Lucas 23:38); E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. Apocalipse 19:16)

Conquistador:
O ouro dos antigos reis também era adquiridos pelas conquistas nas guerras por outros povos, sempre que um rei vencia a guerra, os despojos eram adquiridos e assim mais e mais o reino vitorioso crescia. (Ou, como pode alguém entrar na casa do homem valente, e furtar os seus bens, se primeiro não maniatar o valente, saqueando então a sua casa? Mateus 12:29 ) Veja que esta passagem mostra exatamente a maneira como o reino de Deus vence seus inimigos. Portanto o ouro representa que Cristo é o nosso rei que veio para conquistar, vencendo todos os inimigos, obra essa que já começou na cruz do calvário.

INCENSO:
O incenso muito usado pelos os sacerdotes como sinal de purificação, também conhecido na bíblia como resposta de oração que foi aceita por Deus (Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde. Salmos 141:2)
E Jesus foi a resposta ao clamor da humanidade, que estava subjugada ao jugo do pecado, e Ele mesmo o Senhor Jesus foi esta oração que foi aceita por Deus (E saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho; a ele ouvi. Lucas 9:35 ) e não só isso pois no velho testamento o sumo sacerdote era o responsável para interceder a Deus em favor dos homens, e este presente também profetizava sobre o sacerdócio real do menino, sua linhagem era real e seu oficio sumo sacerdote que iria interceder pelo povo.
Veja a primeira parte do salmo : Suba minha oração: Cristo é apresentador como nosso intercessor, como aquele que intercede por nós perante Deus, como mediador. veja:( Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.) e (Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo. Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. Hebreus 7:24-25 ), vejam este oficio muito antes do nosso Cristo morrer, (Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos. Lucas 22:31-32 )
Cristo é nosso Sumo Sacerdote que intercede a Deus por nós.

MIRRA ( erva amarga )
A mirra simbolizava que aquele menino seria um profeta
No AT a Mirra é um presente dado para um profeta.
– A mirra provém de um arbusto espinhoso de madeira cheirosa. Se ferida, , produz uma substancia amarga como fel e dentre outras coisas era usada como anestésico. A MIRRA É RESULTADO DE UMA ARVORE FERIDA ! A MESMA DOR GERADA, GERA A CURA.. è como um balsamo, sacrifício que gera remédio. E quanto mais é ferida, mais brota! Detalhe, é misturada ao incenso no culto. ( sobe oração, mistério e dor ao altar)
– A Vida de Jesus foi mirra terrena = Iniciou-se seu sofrimento ao nascer, quando Herodes queriam matá-lo (Mat 2,13), e foi até o calvário. (Jo 19.39-40). Na sua primeira vinda, Jesus foi como que envolvido por mirra, Ele foi cercado de muitos sofrimentos, Na verdade, Mirra era uma das especiarias sepultamento de Jesus (João 19:39) significa que ele morreu para o mundo e se abriu ao espiritual.
– Não podemos correr do sofrimento = Antes da crucificação deram a Jesus “vinho com mirra, ele, porém, não tomou” (Mc 15.23)
Esse profeta sofredor assim como a mirra para exalar a cura tinha que ser ferida, semelhantemente nosso Cristo padeceu para que muitos fossem curados e salvos por Ele (“Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados” (Is 53:5).

Finalizando:
Por tanto os presente dados pelos magos do Oriente, o ouro, incenso e a mirra, representam os três ofícios de Cristo, como rei, sacerdote e profeta, ofícios esses que eram necessários para que eu e você fossemos agraciados para receber a eterna salvação através do glorioso sacrifício daquele é, que era, e que a de vir o Senhor Jesus.

Dc.Silvestre

Um Comentário para: “Ouro, incenso e mirra ( Rei, Sacerdote e profeta)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *